Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Cidade de Campos do Jordão

A alta temporada em Campos do Jordão tem início no feriado de Corpus Christi e vai até agosto. O auge da movimentação na cidade é o mês de julho, quando a cidade sedia seu Festival de Inverno - o mais badalado do país. Além dele, o clima frio e as férias escolares fazem com que Campos ferva nesses 30 dias, com dezenas de milhares de pessoas, festas e atrações.

Além do festival, que promove diversas apresentações, muitas empresas montam estandes com ações pela cidade; além disso, as principais atrações e os restaurantes, que normalmente funcionam apenas nos fins de semana, passam a atender todos os dias, oferecendo atrativos especiais para os visitantes.


FICHA TECNICA DE CAMPOS DO JORDÃO

Gentílico - jordanense

País - Brasil

Unidade federativa - São Paulo

Municípios limítrofes - Piranguçu (MG), Wenceslau Braz (MG), Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí

Distância até a capital - 173 km

Fundação 29 de abril de 1874

Aniversário - 29 de Abril

Área total - 290,52 km²

População total (Estimativa IBGE/2019) - 52 088 hab.

Densidade  - 179,3 hab./km²

Clima - Oceânico

Altitude - 1628 m

Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)

Padroeiro(a) - Santa Teresinha do Menino Jesus


HISTORIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes conhecidos da região foram índios pertencentes a várias etnias: puris, caetés, guarulhos e cataguás. A partir do século XVI, a região começou a ser percorrida por desbravadores de origem portuguesa, como Martim Corrêa de Sá, Gaspar Vaz da Cunha e Inácio Caetano Vieira de Carvalho. A família deste último vendeu suas terras na região para Manuel Rodrigues do Jordão, cujo sobrenome veio a conferir à região seu nome atual. As terras de Jordão foram loteadas e vendidas na segunda metade do século XIX.

Em 20 de setembro de 1790, Inácio Caetano Vieira de Carvalho chegou, no alto da Serra da Mantiqueira, na Fazenda Bonsucesso. Desde então, passou a ser hostilizado pelo vizinho João Costa Manso por problemas com os limites da fazenda. Essa briga iniciou uma luta aberta entre paulistas e mineiros que só terminou em 1823, quando morreram Vieira de Carvalho e Costa Manso. Os Vieira de Carvalho venderam a Fazenda Bonsucesso ao brigadeiro Jordão, que mudou o nome da fazenda para Natal, mas ficou conhecida como os Campos do Jordão.

COMPARATIVO

O lado ruim da temporada é que a cidade fica muito cheia, há muitas filas e o trânsito da pequena cidade para com tantos carros, especialmente aos fins de semana – isso sem falar nos preços mais altos em hotéis e pousadas.

Por esses motivos, quem quiser aproveitar a cidade com mais calma sem deixar de curtir o friozinho de inverno deve se programar para ir em maio ou agosto, quando o clima ainda é favorável mas há muito menos pessoas no Capivari e redondezas.

POSITIVO NA SUIÇA BRASILEIRA 

Fondue, música clássica, arquitetura enxaimel, montanhas... são muitos os ingredientes que fazem de Campos do Jordão uma das cidades mais visitadas do estado de São Paulo. Capital do inverno paulista por excelência, a Suíça brasileira recebe milhares de visitantes o ano todo - sobretudo no mês de julho, quando se enfeita para o Festival Internacional de Inverno.

Entre suas muitas faces, Campos do Jordão se destaca pela diversão. Jovens nas ruas, por vezes ostentando carros importados, chopperias animadas e badalação não faltam. Os mais românticos, porém, encontram no frio serrano e nas pousadas charmosas o clima ideal. Campos é também um importante polo gastronômico, com alguns restaurantes premiados.

Nada disso lhe interessa? A cidade oferece cada vez mais opções para aproveitar a natureza e suas belas paisagens. Centros de esportes radicais, caminhadas e cavalgadas estão entre as atividades mais procuradas e agradam todas as idades.

No entanto nem tudo são flores e folhas de plátano em Campos do Jordão. A reclamação mais comum se refere aos preços da hospedagem e dos restaurantes. Além disso, o pequeno distrito do Capivari, epicentro das atividades, tem grandes problemas de trânsito e falta de opções de estacionamento durante a temporada. A cidade sofre ainda com uma péssima distribuição de renda, com muitos casebres se estendendo por seus morros na região da Albernéssia.

Sim, Campos do Jordão está longe da perfeição; mas isso não impede que ela seja o melhor destino de inverno do estado e um dos principais do Brasil, atraindo cada vez mais visitantes de outros cantos brasileiros e de outros países. Basta atravessar o belo portal para entender o motivo: trata-se da mais suíça de todas as cidades brasileiras.

A cidade, contudo, tem buscado incentivar a visitação em outras épocas, incluindo o verão, quando os enfeites de Natal a tornam ainda mais charmosa e é possível encontrar ótimas pechinchas para se hospedar. É uma ótima opção para quem quer fugir do calor excessivo do verão, já que a altitude mantém as temperaturas agradáveis na serra.


ATRATIVOS

Campos do Jordão oferece atrativos para todos os gostos - dos amantes da natureza e de esportes radicais aos que desejam apenas um tranquilo passeio urbano -, porém para montar sua estadia com as atrações certas a pesquisa é fundamental, pois a cidade ainda peca na divulgação. Muitos guias impressos distribuídos por lá estão desatualizados ou reproduzem a versão “oficial” das atrações, onde tudo é maravilhoso e imperdível. Não é. Mas há, sim, muitas atrações excelentes!

Para os apreciadores das artes, um bom roteiro pode ser a visita ao Palácio Boa Vista, sede de inverno do governo do estado. O prédio já vale a visita; além disso, ele conta com um acervo de 3.500 obras de arte e as visitas guiadas são gratuitas. Ali perto também é imperdível o Museu Felícia Leirner, com obras da escultora ao ar livre. O parque abriga ainda o auditório Cláudio Santoro, sede do Festival de Inverno de Campos do Jordão.


O Horto Florestal é destino certo para os que buscam o contato com a natureza, permitindo agradáveis trilhas em meio à mata. Os jardins do parque Amantikir e o borboletário Flores que Voam compõem bem o roteiro. Quer adicionar mais emoção? Dê uma passada no Centro de Lazer Tarundu ou no rancho Radical para uma incrível tirolesa em meio às araucárias.

Não importa a sua escolha, no fim da tarde, é nas ruas enfeitadas do Capivari que todos se encontram para curtir o clima frio, passear, fazer compras ou mesmo sentar-se e apenas observar o vaivém dos turistas, elegantes em seus cachecóis e sobretudos. Soltando a imaginação, o cenário com ares europeus ajuda a relembrar viagens passadas ou a sonhar com as futuras.

Campos do Jordão oferece várias opções de passeios a seus visitantes. Entre os mais tradicionais estão o passeio de bonde urbano e maria fumaça pela cidade e o de trem até Santo Antônio do Pinhal, reinaugurado em 2013. Há também os famosos teleféricos do Morro do Elefante (com trenzinhos que vão montanha acima), passeios tranquilos de charretes ou mais animados, com quadriciclos.


Baden Baden
As visitas às fábricas da cervejaria Baden Baden e dos chocolates Araucária também são opções interessantes, especialmente quando o clima não está propenso a atividades ao ar livre. Os dias mais bonitos podem ser aproveitados com visitas ao Horto Florestal e a centros de lazer e esportes em meio à natureza, como o Aventura no Rancho e o Tarundu. Há, ainda, os belos jardins do parque Amantikir, uma ótima opção de descanso com rara beleza.



A Baden Baden é um dos principais símbolos de Campos do Jordão e, além do bar mais famoso do Capivari, oferece uma visita guiada, onde o turista pode conhecer mais sobre os dez tipos de cervejas artesanais produzidos na cidade.

A fábrica é bem pequena e a visita às instalações se limita a observar.


Teleférico do Morro do Elefante
Um dos pontos turísticos clássicos de Campos do Jordão, conta-se que o Morro do Elefante recebeu esse nome devido ao seu formato, que lembraria, em tempos antigos, a tromba de um elefante. Subir até lá de teleférico, trenzinho ou de carro mesmo, para apreciar e fotografar a vista, é daqueles programas que nunca mudam, mas que nunca se esquece.



Campos do Jordão tem o sistema de teleférico mais antigo do Brasil, inaugurado em 1972. Por R$ 17 você embarca na praça da Estação do Capivari, sobe ao Morro do Elefante e faz o trajeto de volta. Se quiser, pode levar como lembrança uma foto sua na cadeirinha, que é individual.

Amantikir
Um passeio muito bacana para ser feito em família ou por casais é apreciar a beleza dos jardins temáticos do parque Amantikir. As flores e a vegetação de vários cantos do mundo formam cenários lindos e tranquilos, que sempre rendem belas fotos, especialmente na primavera. 


Palácio Boa Vista
O Palácio Boa Vista é a residência de inverno do governador do Estado de São Paulo e oferece visitas guiadas gratuitas. Inaugurado em 1964, ele reúne um acervo artístico com mais de 3.500 obras, além de realizar exposições periódicas de artistas brasileiros e outros eventos culturais.



Capivari
É onde tudo acontece. Seja ao redor da praça Benedito Calixto - onde uma concha acústica sedia apresentações gratuitas do Festival de Inverno -, seja no calçadão da rua Djalma Forjaz, o Capivari é o ponto de encontro de todos os que visitam Campos do Jordão. Das turmas jovens e elegantes aos casais apaixonados,...


Parque Estadual de Campos do Jordão
O Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, tem uma área de 28.800 hectares recoberta de Mata Atlântica e de Araucária. O contato com a natureza entre suas árvores, percorrendo as várias trilhas, lagos e pontes é um excelente passeio durante a visita à cidade. 

Ducha de Prata
Ainda no circuito dos passeios mais tradicionais – e gratuitos – de Campos do Jordão, a Ducha de Prata reúne várias quedas d’água artificiais que podem ser observadas de vários ângulos por meio de passarelas de madeira. É possível fazer fotos interessantes no local, que sempre agrada.


Antigo haras
Localizado em uma bonita área verde no bairro Gavião Gonzaga, esse antigo haras proporciona um passeio com diversão para todas as idades. Entre mais de 15 atrações, é possível escolher entre esportes de aventura, cavalgadas, trilhas pela mata nativa e minigolfe. Para os dias chuvosos, há pista de coberta.

Pico do Itapeva
Ponto alto (sem trocadilho!) do circuito de atrações tradicionais e populares de Campos do Jordão, o Pico do Itapeva não fica em Campos do Jordão, mas na cidade de Pindamonhangaba. O local fica a 15km do Capivari, com acesso fácil por meio de uma estrada asfaltada, e oferece uma belíssima vista do alto de seus 2.030 metros de altura.


Arte da Pizza
A Arte da Pizza é a pizzaria do Grande Hotel Campos do Jordão, o hotel escola do Senac. O local tem liderado alguns dos mais conceituados rankings como a melhor pizzaria do Brasil e ganha destaque também na nossa seleção. Em primeiro lugar, pelo atendimento, acima do padrão. As pizzas são feitas "ao vivo" no...

Maria Fumaça
Oferecido aos fins de semana, o passeio de Maria Fumaça é uma das atrações mais concorridas de Campos do Jordão; por isso é bom garantir seu ingresso com antecedência mínima de uma hora, na estação Emílio Ribas. O percurso é um pouco menor que o do bondinho.



Rancho Santo Antônio
O Rancho Santo Antônio é mais uma área de lazer que permite ao visitante aproveitar as belezas naturais de Campos do Jordão praticando esportes radicais, como tirolesas e arborismo, ou com atividades mais calmas, como trilhas e cavalgadas. Mesmo não sendo tão grande, o local compensa pelo visual: construído no alto de uma...

Bosque do Silêncio 
Localizada há apenas 20 minutos de caminhada do centro de Capivari, a área tem atrações como tirolesas, arborismo e minigolfe. O melhor, contudo, é caminhar pelas trilhas que cortam a mata, passando pelas passarelas de madeira, respirando ar puro e procurando avistar algum esquilo.

E o melhor: as trilhas são gratuitas!

Fabrica de chocolates de Campos do Jordão
Uma das marcas mais tradicionais de chocolates de Campos do Jordão, a Araucária oferece ao visitante a oportunidade de conhecer a sua fábrica. A visita é gratuita, mas não espere grande coisa: limita-se a observar o trabalho dos funcionários através de uma plataforma superior envidraçada. De maio a novembro, a empresa...


Mosteiro
Localizado em um bosque bem próximo ao centro e no caminho para o Palácio Boa Vista, o mosteiro é um lugar encantador que vale a visita, seja para apreciar os belos jardins ou para um momento de descanso ou meditação junto ao pequeno lago ou à gruta. Todos os dias, às 17h45, é possível ver a oração...

Como ir para Campos do Jordão
Campos do Jordão está bem servida de acessos por duas das principais rodovias paulistas: Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e Carvalho Pinto. Saindo das duas metrópoles há opções de ônibus interurbanos.

De avião
Para quem vem de outros estados, o aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos, a apenas 80 quilômetros da cidade. A Azul tem voos para a cidade a partir do Rio de Janeiro. Para as demais companhias, Guarulhos é a melhor opção. O maior aeroporto do país fica a 150km da cidade e a boa notícia é que você não pega trânsito em São Paulo, pois segue na direção contrária à capital pela rodovia Ayrton Senna ou pela Presidente Dutra.

De carro
Campos do Jordão tem seu principal acesso pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), uma estrada sinuosa em alguns trechos, mas bem conservada, que é a continuação natural da Carvalho Pinto/Ayrton Senna. Dessa forma, quem vem de São Paulo segue um caminho sem desvios desde a Marginal Tietê até o portal da cidade. Para quem vem do Rio, o acesso também é fácil, pois é possível acessar a mesma estrada pela rodovia Presidente Dutra, na altura do km 118. Há, ainda, opções vindas de Santo Antônio do Pinhal (SP-050) e do sul de Minas (MG-383).

De ônibus
Saindo de São Paulo, a Pássaro Marrom (http://www.passaromarron.com.br/) oferece ônibus diretos do Terminal Tietê. A empresa também tem linhas para Campos saindo de Campinas, São José dos Campos e de outras dez cidades paulistas. Saindo do Rio e de cidades próximas, os ônibus são oferecidos pela Autoviação 1001 (http://www.autoviacao1001.com.br/pt/) e pela Três Amigos (http://www.tresamigos.com.br/linha_rodoviaria.htm).

Aeroporto de São José dos Campos
O Aeroporto de São José dos Campos - Professor Urbano Ernesto Stumpf - fica na principal cidade do Vale do Paraíba (e uma das maiores de São Paulo). A proximidade com Guarulhos, que fica a apenas 80km, e a falta de investimentos fez com que o terminal ficasse esquecido por muitos anos, servindo apenas como base para a Embraer, que tem sua sede na...

Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos 
Dono do terminal mais movimentado de toda a América Latina - em relação ao transporte de passageiros -, o Aeroporto de Guarulhos teve um movimento de mais de 32 milhões de passageiros em 2012. Localizado a 25km do centro da capital, o aeroporto possui três terminais com 40 companhias aéreas nacionais e internacionais voando para 23 países.

Compras
Vai às compras em Campos do Jordão? Compare bem os preços e não deixe de pesquisar nas lojas das vilas Abernéssia e Jaguaribe, que costumam ser mais baratas que Capivari.

- A cidade oferece um variado calendário de eventos que dura o ano todo. Alguns acontecem fora de temporada, como a Festa da Cerejeira da colônia japonesa. Informe-se no site da prefeitura. O Auditório Cláudio Santoro e o Palácio Boa Vista têm calendário próprio de apresentações, a cargo do governo do estado, com opções excelentes.

- Quer economizar? Evite visitar a cidade durante a alta temporada, especialmente no mês de julho. Os preços das diárias de hotéis e pousadas dobra ou triplica em alguns casos. Além disso, a cidade fica lotada e há espera por mesas nos restaurantes, além de congestionamentos.

- Quer pagar menos na hospedagem ou ter um pouco mais de tranquilidade? Pesquise pousadas nas vizinhas Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. As estradas entre elas e Campos são boas, apesar de sinuosas.

- Ao contrário do que muitos pensam, o nome Campos do Jordão não tem nenhuma relação com o famoso rio Jordão ou com qualquer conotação bíblica. A cidade recebeu esse nome por conta de Manuel Rodrigues do Jordão, que, segundo consta, era proprietário da maior parte do vale onde hoje se encontra a cidade.

O trio artesanato, chocolates e malhas sempre dominou as compras em Campos do Jordão. A concorrência, porém, praticamente pôs fim ao setor de malharia na cidade, que hoje vende peças de fora.

O mercado de chocolates, que tão bem combinam com o clima serrano, conta com diversas marcas e fábricas, que oferecem seus produtos nas lojas na cidade e em outras regiões do estado.

Na área do artesanato há inúmeras opções, desde lembrancinhas mais singelas a verdadeiras obras de arte. Há diversos locais para compra, incluindo centros de artesanato na Avenida Frei Orestes Girardi e diversas lojinhas em pontos estratégicos, como na Estação Emílio Ribas ou atrás da Igreja de São Benedito, ao lado da praça do Capivari.

O chocolatier Bruno Alves faz os chocolates mais bacanudos de Campos do Jordão. Se você procura um formato especial para um presente fino ou uma pequena obra de arte esculpida em chocolate belga, esse é o lugar! São três lojas no Capivari, uma na rua Djalma Forjaz (veja os outros endereços no site).

Além do chocolate...
Alem da Cacau Show, Toco é outra fabricante de chocolates caseiros em Campos do Jordão. Com duas lojas no Capivari e uma fábrica no Jaguaribe, ela costuma oferecer um preço melhor que as concorrentes e seus chocolates não ficam a dever em termos de sabor e textura.

Vale a pena provar também os sorvetes!

Onde ficar em Campos do Jordão

Apesar de pequena, Campos do Jordão tem ótima estrutura hoteleira, que inclui de pousadas charmosas a grandes resorts, com estrutrura para eventos e convenções. Antes de escolher a localização ideal, é importante definir seu interesse na cidade.

Quem está interessado em aproveitar o agito noturno de Campos, especialmente na alta temporada, deve procurar alguma acomodação próximo ao centro do Capivari. É ali que a noite ferve, nas chopperias e nos bares da rua Djalma Forjaz. Quanto mais próximo da região, melhor - tanto para evitar pegar o carro e penar para encontrar uma vaga de estacionamento quanto para aproveitar os vinhos e as cervejas Baden sem preocupação.

Casais e turistas em busca de descanso ficarão mais bem acomodados em uma das inúmeras pousadas de montanha, que unem charme e tranquilidade com localização própria para aproveitar as belas paisagens de araucárias e pinheiros, além do clima frio e do ar puro. Nada melhor que curtir uma lareira a dois enquanto a noite fria e estrelada desponta no horizonte.

Quer investir em férias de sonho? Que tal se hospedar em um castelo no estilo europeu? Talvez num resort cinco estrelas, com todas as comodidades? O orçamento está curto? Há opções com diárias bem acessíveis e atendimento familiar. Campos do Jordão oferece quartos para todos os gostos, estilos, bolsos e ocasiões. Basta pesquisar e certamente você encontrará um perfeito para sua estadia.

Uma última dica: os preços de hospedagem são altos no inverno, mas despencam no resto do ano. Vale a pena visitar a cidade para aproveitar o frio ameno do outono, a florida primavera nos parques ou a programação de Natal economizando na hospedagem!

A seguir você confere as 25 melhores opções de hospedagem para Campos do Jordão.

Suites em Campos 
Situado em Campos do Jordão, a 2,1 km de Capivari, o Suites em Campos disponibiliza acomodações com acesso a um jardim. O acesso Wi-Fi é gratuito. As unidades possuem uma varanda, uma televisão e uma casa de banho privativa com chuveiro.
Menor tarifa: R$ 350


Casa Regaleira Hotel Boutique
A Casa Regaleira Hotel Boutique é um alojamento apenas para adultos em Campos do Jordão e apresenta uma banheira de hidromassagem e um terraço.
Menor tarifa: R$ 1050


Casa Bela Vista 
A Casa Bela Vista disponibiliza acomodações em Campos do Jordão, a 5 km de Capivari e a 7 km de Belvedere. O acesso Wi-Fi gratuito está disponível nesta casa de férias, situada a 20 km do Parque Horto Florestal e a 2,2 km do Palácio Boa Vista.
Menor tarifa: R$ 204


Odette House
Situada em Campos do Jordão, perto de Capivari, do Clube Tenis de Campos do Jordão e do Shopping Cadij, a Odette House tem um jardim. Está disponível acesso Wi-Fi gratuito.
Menor tarifa: R$ 150


Bella Casa
A Bella Casa, em Campos do Jordão, disponibiliza acomodações com acesso Wi-Fi gratuito, a 2,1 km de Capivari. A propriedade oferece vistas para a montanha.
Menor tarifa: R$ 299


Chalé De Campos
Offering a barbecue, children's playground and sun terrace, Chalé De Campos is set in Campos do Jordão in the Sao Paulo State Region, 2.3 km from Capivari. The accommodation features a spa bath. Belvedere is 2.3 km away.
Menor tarifa: R$ 550


Chalés Toca dos Esquilos
Localizada em Campos do Jordão, a 8 km de Capivari, a Pousada Toca dos Esquilos disponibiliza bicicletas gratuitas e um jardim.
Menor tarifa: R$ 300


Solar d'Izabel
Dispondo de acesso Wi-Fi gratuito, o Solar d'Izabel disponibiliza acomodações em Campos do Jordão, a 500 metros de Capivari. Há estacionamento privado gratuito no local.
Menor tarifa: R$ 250


The Writer's House
Localizado em Campos do Jordão, a cerca de 5 km de Capivari e a 7 km de Belvedere, o The Writer's House apresenta acomodações com acesso Wi-Fi gratuito.
Menor tarifa: R$ 450


Apartamento duplex 3 ou 4 quartos no Capivarí
Set 1.4 km from Capivari in Campos do Jordão, this apartment features a terrace with city views. The apartment is 1.8 km from Belvedere. Free private parking is available on site.
Menor tarifa: R$ 247


Recanto Da Lua
Com vistas para a montanha, o Recanto Da Lua é um alojamento localizado em Campos do Jordão, a 2,1 km de Capivari e a 2,7 km de Belvedere.
Menor tarifa: R$ 200


Solar dos Lopes
Com um jardim e um salão partilhado, o Solar dos Lopes disponibiliza acesso Wi-Fi gratuito e está situado em Campos do Jordão, a 2,8 km de Capivari. Algumas unidades incluem uma área de refeições e/ou um terraço.
Menor tarifa: R$ 114



Chales Por do Sol
Localizado em Campos do Jordão, a 6 km de Capivari, o Chales Por do Sol dispõe de acesso Wi-Fi e de estacionamento privado, ambos gratuitos. É fornecida uma televisão. Existe um serviço de quartos na propriedade.
Menor tarifa: R$ 300



Recanto Castelinho
O Recanto Castelinho I está situado em Campos do Jordão, a 5,4 km de Capivari e de Belvedere. Há estacionamento privado gratuito no local. Alguns quartos têm uma área de estar para maior conveniência.
Menor tarifa: R$ 319



Saha Campos
O Saha Campos está localizado no centro de Capivari, apenas a 300 metros do centro da cidade. Todos os quartos confortáveis têm televisões LCD com um leitor de DVD. O acesso Wi-Fi está disponível de forma gratuita.
Menor tarifa: R$ 329



Big Bear Casa (380)
Com um jardim, a Big Bear Casa é uma casa de férias independente situada em Campos do Jordão. Com estacionamento privado gratuito, a casa de férias está a 200 metros de Capivari.
Menor tarifa: R$ 1500



Recanto de Encantos
Com vistas para a montanha, o Recanto de Encantos apresenta acomodações com uma cozinha, em Campos do Jordão. Cada unidade está equipada com uma máquina de lavar louça, um forno, uma máquina de café, um micro-ondas e uma chaleira.
Menor tarifa: R$ 340



Chalé em Campos
Com vistas para a montanha, o Chalã em Campos apresenta acomodações com um jardim e uma varanda, a cerca de 4,4 km de Capivari. O alojamento fica a 6 km de Belvedere. Esta casa de férias tem 3 quartos, uma televisão e uma cozinha.
Menor tarifa: R$ 500



Condomínio Vila Everest
Localizado a cerca de 2,1 km de Capivari e a 3,9 km de Belvedere, em Campos do Jordão, o Condomínio Vila Everest dispõe de acomodações com uma cozinha. Os hóspedes podem relaxar no jardim da propriedade.
Menor tarifa: R$ 149



Olga's Lodge
O Olga's Lodge está situado em Campos do Jordão e dispõe de acomodações com um terraço. Esta propriedade fica a 2,4 km de Capivari. A casa de férias tem 4 quartos, uma sala de estar e uma cozinha com um forno.
Menor tarifa: R$ 330



Helvecia 275
O Helvecia 275 está localizado em Campos do Jordão, a 5 km de Capivari e a 6 km de Belvedere. Dispõe de acesso Wi-Fi gratuito. Todas as unidades possuem uma televisão de ecrã plano, enquanto algumas têm uma área de estar e/ou um terraço.
Menor tarifa: R$ 89



Komkafé - Zimmer Frei
A Pousada Komkafe está situada num bonito parque, numa rua tranquila, apenas a 600 metros da animada área de Capivari, em Campos do Jordão. O estacionamento e o acesso Wi-Fi são gratuitos.
Menor tarifa: R$ 273



Pousada Lucerna
Situada na área de Vila Matilda, a 4 km da zona turística de Capivari, a Lucerna está situada num grande parque rodeado por pinheiros. Disponibiliza acomodações com televisão por satélite, acesso Wi-Fi gratuito e estacionamento gratuito.
Menor tarifa: R$ 215



Tecer Vivências (44)
Situado em Campos do Jordão, o Tecer vivãancias dispõe de acomodações a 1,9 km de Capivari e a 2,7 km de Belvedere. O acesso Wi-Fi é gratuito. Um buffet de pequeno-almoço é servido todas as manhãs no alojamento de acomodação e pequeno-almoço.
Menor tarifa: R$ 175



Bela Vista
Com um jardim, o Bela Vista está situado no bairro Capivari de Campos do Jordão, a 2,2 km de Capivari. O acesso Wi-Fi é gratuito. Um pequeno-almoço continental pode ser apreciado na propriedade.
Menor tarifa: R$ 120


*cotações de 2022

Vamos comer?
Comer bem em Campos do Jordão é tarefa fácil. A cidade oferece vários restaurantes estrelados, com diversas especialidades, dos mais sofisticados aos mais descontraídos.

A culinária de Campos é marcada pelos elementos típicos da região serrana. Por lá fazem muito sucesso o fondue de queijos, carnes ou chocolate, as trutas em seus mais variados molhos e os pratos à base de pinhão - que é usado em entradas, saladas, pratos principais e até sobremesas.

A descendência europeia também é sentida em diversos restaurantes, com especial atenção à culinária alemã, bem representada por restaurantes como o Baden Baden e o Harry Pisek, um dos melhores do país no gênero.

Para economizar
Como dissemos, comer bem em Campos do Jordão é fácil. Agora, comer bem sem pagar muito é uma tarefa mais difícil, pois não é uma cidade barata. Se você não for paulistano e não estiver habituado aos preços dos melhores restaurantes da capital, pode ter certeza de que vai estranhar a conta, que passa facilmente dos três dígitos para duas pessoas.

Mas nem por isso você precisa estourar o limite do cartão de crédito durante sua estada na cidade, já que ela oferece várias opções mais econômicas. A dupla baixo custo que todos conhecem bem são o Pastelão do Maluf e a Pizza ao Quadrado, que tem duas lanchonetes na área central do Capivari - uma delas no Boulevard Geneve. Há, ainda, outras opções, como uma lanchonete Bob's no quarteirão da Mercearia Campos e o famoso Manati Grill, um bandejão bacana na rua Marcondes Machado, a uma quadra da praça principal.

Durante o dia, a tarefa de comer bem e gastar pouco é facilitada pelos menus turísticos. A maioria dos restaurantes bacanas já aderiu ao menu promocional, que permite uma boa refeição com preços que vão de R$ 19 a R$ 39 por pessoa. Para economizar de verdade, a melhor dica é sair do Capivari e escolher entre as diversas opções na Abernéssia ou no Jaguaribe. Lá sim é possível encontrar uma Campos do Jordão para agradar qualquer muquirana de plantão.

Se dinheiro não for problema...
Pode gastar um pouquinho mais? Talvez seja uma data especial? Nesse caso, prepare-se, pois vai ser difícil escolher entre as dezenas de resataurantes ótimos que Campos oferece aos visitantes. Há de tudo um pouco: italianos, espanhóis, portugueses, suíços, alemães...

A onda do momento são os argentinos, liderados pelo Churrasco ao Vivo e pelo Libertango. O sucesso do corte dos hermanos é tanto que vários restaurantes oferecem o bife de chorizo ou ancho.

O fondue é outro que você encontrará em qualquer restaurante, dos mais simples aos mais sofisticados. Um dos melhores você encontra no Só Queijo, um dos mais baratos no Krokodillo's. Entre eles, uma imensa variedade de preços, ingredientes e sabores para todos os gostos.

Listamos algumas opções de restaurantes em Campos, mas qualquer lista sobre a culinária da cidade será sempre terrivelmente incompleta. Portanto, convidamos você a indicar o mais novo restaurante que descobriu na cidade ou mesmo aquele que é seu ponto de parada obrigatório há anos!

Rua Dr. Forjaz, 93. Eis o endereço da badalação em Campos do Jordão. A cervejaria Baden Baden tem capacidade para 600 pessoas, mas na temporada é quase impossível conseguir uma mesa sem ter que esperar. Ali é o centro de todo o agito, que se espalha para os bares e restaurantes vizinhos, a ponto de as pessoas tomarem a rua...

Os alegres e fanfarrões gauleses, imortalizados pelos personagens Asterix e Obelix, são a inspiração para o restaurante La Galia, mais uma opção agradável na avenida Macedo Soares. O forte da casa são as caças nobres, com pratos à base de javali, faisão e avestruz, assados ao molho de pinhão...

O Krokodillo é um restaurante tradicional de Campos do Jordão que faz sucesso logo na chegada, ornamentada com enormes jacarés. Para ingressar no local, aliás, é preciso entrar na bocarra aberta de um deles. Com ambiente familiar, o restaurante é conhecido pelos preços camaradas (para os padrões de Campos), mas...

A Arte da Pizza é a pizzaria do Grande Hotel Campos do Jordão, o hotel escola do Senac. O local tem liderado alguns dos mais conceituados rankings como a melhor pizzaria do Brasil e ganha destaque também na nossa seleção. Em primeiro lugar, pelo atendimento, acima do padrão. As pizzas são feitas "ao vivo" no...

A avenida Macedo Soares reúne grandes opções para quem quer fugir um pouco da movimentada Djalma Forjaz ou procura um ambiente mais tranquilo para um jantar a dois. A espanhol Barito Gourmet é uma dessas opções. A casa combina um bom cardápio de culinária espanhola com um ambiente jovem e descontraído.


O chocolatier Bruno Alves faz os chocolates mais bacanudos de Campos do Jordão. Se você procura um formato especial para um presente fino ou uma pequena obra de arte esculpida em chocolate belga, esse é o lugar! São três lojas no Capivari, uma na rua Djalma Forjaz (veja os outros endereços no site).

Por ser um restaurante de hotel, o Charpentier é pouco conhecido da maioria, mas é uma opção de primeira para um jantar refinado ou um excelente almoço, com a tradicional feijoada light. Os pratos assinados pelo chef Murilo Carvalho têm como toque especial os ingredientes típicos da culinária da montanha, como...

A Toco é outra fabricante de chocolates caseiros em Campos do Jordão. Com duas lojas no Capivari e uma fábrica no Jaguaribe, ela costuma oferecer um preço melhor que as concorrentes e seus chocolates não ficam a dever em termos de sabor e textura.

Vale a pena provar também os sorvetes!

A Forneria Campos é uma boa opção tanto durante o dia - com pratos rápidos para o almoço - quanto à noite - com um cardápio de lanches, beirutes e pizzas. A casa é especializada em uísque Chivas e cerveja Baden Baden e oferece bons preços aliados a um ambiente descontraído no famosíssimo...

Localizada em frente ao Baden Baden, a Mercearia Campos é outra opção muito procurada para uma noite agradável entre amigos em Campos do Jordão, mas a casa tem um diferencial em seu cardápio, que oferece algumas opções mais elaboradas, incluindo trutas e carnes especiais. A feijoada dos sábados também...

A Sabor Chocolate faz jus ao nome. No pequeno tour pela indústria do cacau de Campos do Jordão, seus chocolates foram os mais saborosos - uma disputa muito apertada, é verdade. O mais bacana, porém, são as maluquices que você encontra na loja: batatas pringles, salgadinhos e até pedaços de bacon: tudo vira recheio para...

Do mesmo dono do Safari Café, o Villa Gourmet funciona em uma localização privilegiada, na esquina entre a avenida Macedo Soares e a rua Djalma Forjaz. A casa, onde antigamente funcionava a Osteria Peretti, tem dois andares e é bem arejada, perfeita para um almoço em um dia de sol ou um jantar com vista provilegiada para o movimento.


*Se houver cotações nas informações de alimentação acima, gostaríamos de deixar claro que esses preços foram cotados em 2022.

Cidade
Campos do Jordão tem muitas atrações imperdíveis, como visitas ao Palácio Boa Vista e ao Museu Felícia Lerner. No primeiro pode-se contemplar obras de arte de alguns dos principais artistas brasileiros; no segundo, um raro museu a céu aberto, com uma vista de tirar o fôlego da Pedra do Baú. E o melhor: tudo de graça!

Ali perto, o Mosteiro Beneditino de São João é parada obrigatória, seja para contemplar os belos jardins ou para apreciar o canto gregoriano. Outra visita interessante pode ser feita no Museu Casa da Xilogravura, que retrata a arte de imprimir com tipos de madeira.

Chegamos, por fim, ao Capivari - coração turístico de Campos do Jordão -, onde estão as melhores lojas e restaurantes. A praça Benedito Calixto, o Boulevard Geneve e a igreja de São Benedito não podem faltar em qualquer roteiro.

Ali ao lado, não deixe de dar um pulo na estação ferroviária, que, além de vários passeios, oferece lago e centro de artesanato. Dali também sai o teleférico para o Morro do Elefante. Passando pelo portão, na avenida Emílio Lang, chegamos à parte mais "popular" de Campos, próximo aos estacionamentos de ônibus e com restaurantes e lojas mais baratas do Capivari.

Quer fazer o roteiro clássico e popular de atrações gratuitas? Pegue um trenzinho para a Vila Inglesa, com direito a guia para mostrar as casas de Roberto Carlos e outros artistas. Em seguida, siga para o Pico do Itapeva, para a tradicional foto das alturas. Na volta, uma parada estratégica no lago e outra na Ducha de Prata, com direito a visita ao comércio popular e a suas não menos tradicionais casinhas de pássaros.


Uma das atrações mais conhecidas e um dos locais mais bonitos de Campos do Jordão, o Museu de Esculturas Felícia Leirner é um museu a céu aberto que reúne obras da escultora nascida na Polônia e naturalizada brasileira. São 84 obras - 44 em bronze e 40 em cimento branco - espalhadas em uma bela área verde...

A Baden Baden é um dos principais símbolos de Campos do Jordão e, além do bar mais famoso do Capivari, oferece uma visita guiada, onde o turista pode conhecer mais sobre os dez tipos de cervejas artesanais produzidos na cidade.

A fábrica é bem pequena e a visita às instalações se limita a observar alguns...

A área central de Campos do Jordão é dividida em três bairros principais: Abernéssia, Jaguaribe e Capivari. Chegando pela SP-123, o primeiro bairro é Abernéssia, mais voltado para o comércio e serviços. Ali estão o Mercado Municipal, agências bancárias e as maiores lojas. Seguindo em frente, pela avenida Doutor Januário Miráglia, chega-se ao Jaguaribe, um bairro com serviços públicos, empresas e residências, mas sem grande interesse para o turista. Por fim, o Capivari é a área mais turística da cidade e reúne os melhores restaurantes e atrações.

Localizar-se na cidade é muito fácil: há duas avenidas principais, uma em cada sentido. Só tome cuidado com o GPS quando for explorar outros bairros, como Alto da Boa Vista, Descansópolis ou Gavião Gonzaga: ele costuma pregar algumas peças na área rural!


É onde tudo acontece. Seja ao redor da praça Benedito Calixto - onde uma concha acústica sedia apresentações gratuitas do Festival de Inverno -, seja no calçadão da rua Djalma Forjaz, o Capivari é o ponto de encontro de todos os que visitam Campos do Jordão. Das turmas jovens e elegantes aos casais apaixonados,...


O nome Abernéssia nasceu como homenagem a duas cidades escocesas: Aberdeen e Inverness. A ideia partiu do fundador do bairro, o escocês Robert John Reid. Principal bairro comercial de Campos do Jordão, ele concentra grandes lojas e supermercados da cidade. Quer economizar nas compras ou restaurantes? Este é o lugar!

Sem mais lhe aconselho a visitar essa bela cidade, a cidade de Campos do Jordão.

Agradecimentos à Prefeitura de Campos do Jordão


Fonte : Melhores Destinos e Wikipédia
Texto : Denis Carvalho e Tayana Alvarenga(Melhores Destinos)
Foto : Site Melhores Destinos


Cidade de Bonito

Bonito é uma cidade localizada no Mato Grosso do Sul, a apenas 300 quilômetros da capital do estado. Seu nome condiz perfeitamente com o que se encontra na pequena cidade, que é como um refúgio ecológico, onde o dedo humano não passa de mero figurante. É um destino inesquecível para os amantes da natureza, que lá encontram os mais variados cenários para encantar olhos, mente e corpo. Costumam dizer que "Bonito é lindo" — a frase é um clichê, mas não poderia ser mais verdadeira.

FICHA TÉCNICA  DE BONITO

Gentílico - bonitense

País -  Brasil

Unidade federativa - Mato Grosso do Sul

Municípios limítrofes Norte: Bodoquena e Miranda; Leste: Aquidauana e Nioaque - Sul: Guia Lopes da Laguna e Jardim - Oeste: Porto Murtinho.

Distância até a capital federal: 1 399 km

Fundação - 11 de novembro de 1915

Emancipação - de Miranda - 2 de outubro de 1948

Aniversário 2 de outubro

Área total -  4 934,318 km²

População total (estimativa IBGE/2021) - 22 401 hab.

Densidade - 4,5 hab./km²

Clima - tropical

Altitude - 315 m

Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)

Padroeiro(a) - São Pedro

HISTORIA DA CIDADE

O núcleo habitacional que se transformaria na sede do Município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aí se aportara em 1869, e é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião. A Lei Estadual nº 693, de 11 de novembro de 1915, cria inicialmente o Distrito de Paz de Bonito, com área desmembrada do Município de Miranda e a este subordinado administrativamente.

Após ser fundada houve a criação do território Federal de Ponta Porã, pelo Decreto-Lei nº 5.839, de 21 de setembro de 1943, é lhe anexado como Distrito de Paz de Miranda. Por força do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, é reintegrado ao estado de Mato Grosso, na mesma situação de Distrito pertencente ao Município de Miranda. Finalmente a Lei Estadual nº 145, de 2 de outubro de 1948, eleva-o a categoria de Município, tendo por sede a cidade de Bonito, constituindo termo judiciário da Comarca de Aquidauana, com um único Distrito, o da sede municipal, situação mantida pelo Decreto nº 1.738, de 30 de dezembro de 1953, que fixou o quadro territorial administrativo-judiciário do Estado, para vigorar no quinquênio 1954-1958. Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Na Guerra do Paraguai, iniciada em 1864, soldados uruguaios que vinham lutar em terras brasileiras, traziam ouro para garantir o seu sustento através de escambo e afins. Muitas batalhas se deram onde hoje fica o estado do Mato Grosso do Sul. Durante os confrontos, os uruguaios enterravam o metal para não perdê-lo ou serem roubados, quando procuravam uma figueira, típica da região, e escondiam o ouro sob a sombra ou a uma determinada distância da árvore. Na volta das lutas, desenterravam e seguiam com o metal. Entretanto, diversos soldados paraguaios morreram antes de alcançar seu tesouro. Assim, a Guerra acabou em 1870.[carece de fontes]

VIAGEM VIRTUAL

Aproveitar o contato íntimo com a natureza é o que Bonito reserva aos visitantes. Mergulhar com peixes de diversas espécies, fazer trilhas, observar animais em seu habitat natural, descer de rapel numa gruta, cavalgar, tomar banho de cachoeira e admirar paisagens incríveis são algumas — apenas algumas — das coisas para fazer na cidade e seus arredores. É impressionante a quantidade de atrativos em um espaço tão pequeno!

Conhecido como o melhor destino ecoturístico do Brasil, Bonito não será apenas mais uma das viagens na sua bagagem. Para muitos dos que conhecem o lugar, o momento se torna um marco. Pequena, porém charmosa, a cidade oferece infraestrutura e organização de causar inveja a diversas metrópoles. O dia de quem viaja ao paraíso natural é cheio de passeios e atividades, geralmente seguidos por um lindo pôr-do-sol e descanso no fim de tarde.

Escolher o hotel em Bonito é uma tarefa relativamente simples, a cidade não abriga uma quantidade enorme de acomodações e geralmente elas possuem um bom custo-benefício. Para além dos hotéis, vale saber que existem também muitas pousadas em Bonito, e várias delas têm uma ótima estrutura, inclusive com piscina, uma comodidade excelente para relaxar no fim de tarde, depois de voltar cansado dos passeios. Entre os hotéis em Bonito que consideramos boas escolhas, estão o Zagaia Resort, que tem uma superestrutura para pessoas de todas as idades, o Hotel Cabanas para quem busca contato com a natureza e entre as pousadas de Bonito, vale ficar de olho na Pousada Águas de Bonito, que tem uma localização central e um bom chá da tarde.

ONDE FICA E COMO CHEGAR

A melhor forma de ir para Bonito depende diretamente do aeroporto em que você pretende utilizar. O aeroporto mais próximo de Bonito é Aeroporto Regional de Bonito, a cerca de 15 km do centro da cidade. O Aeroporto de Campo Grande, capital do estado, é também uma opção, geralmente com valores mais baixos e que está a cerca de 300 km de distância — a partir de Campo Grande você pode pegar um transfer, ônibus ou um carro alugado para ir até Bonito. Leia aqui todas as dicas de como chegar a Bonito.

MELHOR ÉPOCA  DE IR

Bonito pode ser visitada o ano inteiro e possui duas estações bem definidas, uma estação seca (inverno) e uma estação chuvosa (verão). Cada uma dessas estações tem características próprias. No inverno, por exemplo, chove menos ou quase nada, e os rios ficam mais cristalinos, porém, as águas mais geladinhas, enquanto no verão chove mais e elas são mais quentes. Leia aqui as dicas completas de quando ir a Bonito.


PONTOS TURISTICOS

Entre os principais pontos turísticos de Bonito estão a Gruta do Lago Azul, uma caverna com um lago de coloração cristalina, além de seus rios, como o Rio Sucuri e o Rio da Prata, onde são realizadas as atividades de flutuação para admirar peixes, vegetação seu ecossistema. Os balneários, onde você pode curtir um banho de água doce, e as cachoeiras também são grandes atrações da cidade. A maior parte dos pontos turísticos de Bonito estão localizados em fazendas privadas e cada uma dessas fazendas oferece uma gama de atividades.

PASSEIOS

A diversidade de passeios em Bonito é enorme! Eles são a principal atração da cidade e são todos feitos através de agendamento prévio, sempre acompanhados de um guia. A organização da cidade com relação às suas atividades garante que todos os passeios em Bonito tenham número máximo de visitantes, o que contribui para a preservação do lugar.

Fazer uma flutuação no Rio da Prata, na Nascente Azul, Aquário Natural ou no Rio Sucuri - considerado um dos mais transparentes do mundo - é dos passeios imperdíveis em Bonito. Visitar ao menos uma caverna, como a Gruta do Lago Azul, e um parque de cachoeiras, também é imperdível. Para quem gosta de trilhas e cachoeiras, a dica é o passeio da Boca da Onça, que mistura as duas atividades. Frescas e límpidas, as águas de Bonito, onde animais vivem livres e exibem seu aquário natural para quem quiser admirar, são sempre um convite ao mergulho.

Se você gosta de aventuras, arrisque descer de rapel no Abismo Anhumas ou fazer a flutuação na Lagoa Misteriosa, cercada por muito interesse porque até hoje não se conhece o fundo da lagoa. Não faltam passeios em Bonito para preencher seus dias de viagem... difícil é escolher quais dele fazer, já que a cidade tem realmente muitas opções.

O QUE FAZER

O dia de quem viaja a Bonito é, basicamente, dedicado aos passeios. Escolher uma agência turística com bom atendimento é importante justamente porque, para chegar à diversão, será preciso, antes, comprar seus passeios com as empresas turísticas. Dizem que quem viaja a Bonito não pode deixar de fazer ao menos uma flutuação, visitar um parque de cachoeiras e conhecer uma caverna — e recomendamos que você faça exatamente isso.

O turismo da cidade funciona com uma ferramenta chamada chamado Voucher Único, um sistema que interliga agências turísticas e prestadores de passeios. Todos os passeios devem ser reservados com antecedência através das agências e todas as atividades são feitas com horário marcado, na companhia de um guia. Os passeios possuem o mesmo valor em todas as agências da cidade. Veja aqui mais informações sobre passeios em Bonito!
 
O que fazer em Bonito - passeios e atividades


Os turistas se revezam entre as atrações de Bonito e seus passeios, muitas vezes acordando cedo e retornando ao hotel apenas no fim do dia. São as mais variadas opções de atividades: entre elas os a flutuação em rios cristalinos no Rio Sucuri e no Rio da Prata, cavalgada, passeios em tirolesas, caminhada com visitação a cachoeiras como as oferecidas no Ecotur Boca da Onça ou no Parque das Cachoeiras, além dos passeios em cavernas, como na icônica Gruta do Lago Azul, principal ponto turísticos da região.

Além disso, em Bonito você ainda pode admirar a vida selvagem, fazer rapel, boia cross, realizar passeios em caiaque ou simplesmente passar o dia descansando em um de seus vários balneários. As atividades em Bonito estão espalhadas dentro das fazendas que ficam na própria cidade eseus arredores, e cada uma dessas propriedades oferece um leque de atividades.
Noite em Bonito

Com tanto o que fazer, é natural que se sinta um cansaço no fim do dia. Um cansaço bom, é claro, com a certeza de ter aproveitado uma das cidades mais lindas do país. No fim da tarde e à noite, a maior parte dos turistas quer apenas jantar, dar uma voltinha nas lojinhas do no centro e descansar.

A cidade tem algumas lojinhas de presentes e cerâmica legais para comprar um presente e tem também a Casa do Vidro, que reutiliza garrafas de vidro descartados pelos moradores da cidade e cria produtos com novas funções. Para quem quer apenas jantar, há bons restaurantes em Bonito que oferecem pratos da cozinha pantaneira e outros pratos populares no Brasil. Entre as opções de bons lugares para jantar estão o Casa do João, Juanita e o Taboa Bar. Uma alternativa legal para beber à noite são o Será o Bendito e o Bonito Beer.
 
Aquário Natural 

é uma das atrações mais próximas do centro da cidade, bastando percorrer cerca de 8km em estrada de terra para chegar ao local. Seu acesso pode ser feito em carro, bicicleta ou táxi. É uma área para fazer flutuação, principalmente, mas há também as opções...

Gruta do Lago Azul 

é um dos símbolos de Bonito, um lugar imperdível para visitar e, consequentemente, se encantar.

Depois de descer muitos degraus, observar estalagmites e estalactites (formações que levam milhares de anos para se formar), chega-se ao lago azul, famoso ponto turístico e histórico da cidade. A verdade...

O Oca Bar

Ele fica próximo à pracinha principal da cidade, é outra opção de bar na noite de Bonito. O lugar é descontraído, excelente para pedir uma bebida gelada e comer um petisco. Que tal experimentar carne de jacaré? No Oca Bar, essa opção é comum. Experimente!

Parque das Cachoeiras

O Parque das Cachoeiras fica perto da Estância Mimosa e ambos dividem até cachoeiras, pois o mesmo rio divide as duas propriedades.

É um parque para fazer caminhadas, ver quedas d'água e pequenas grutas, curtir piscinas naturais e descer de tirolesa. Um lugar ótimo para entrar em contato com a natureza (R$ 115, com almoço...


Sale e Pepe 

O Sale e Pepe é um lugar simples, mas gostoso, e ainda é o único que serve comida oriental em Bonito. O cardápio inclui yakisoba, frango xadrez e tempura e há também o sobá, prato tradicional da Feira Central de Campo Grande. Para conhecer novos sabores, algumas sugestões são o sashimi de piranha (R$ 37), o...



Rio da Prata

O Rio da Prata está a 50km de Bonito, mais próximo da cidade vizinha, Jardim. É um passeio onde se faz uma caminhada em meio à mata, com paradas para observar espécies de árvores e, em seguida, a flutuação. Como fica bem distante da cidade, uma das melhores maneiras de chegar ao lugar é em carro próprio...



Rio Sucuri


O Rio Sucuri está numa fazenda privada onde, além de fazer a conhecida flutuação, os turistas podem aproveitar a piscina, fazer cavalgada ou um passeio de bicicleta.
A flutuação é o programa mais famoso - afinal, o Rio Sucuri já foi considerado o mais transparente do Brasil. Ele não é um rio com grande...




Buraco das Araras

A 54km de Bonito está um dos pontos turísticos mais incríveis da região para os amantes da natureza. Trata-se de uma dolina, depressão na terra, ocupada por araras nativas, que vivem livres.

Ao fazer o passeio pela dolina o turista percorre os arredores de sua extensão e faz paradas em mirantes com visão...



Casa do João

O Restaurante Casa do João é daqueles a que você vai uma vez e fica tão satisfeito que já pensa em quando será a próxima visita. O lugar é rústico, simples, com cardápio variado e preço razoável para a qualidade da comida. Famoso em servir traíras, o nome do lugar se deve ao ambiente...

Balneário do Sol

O Balneário do Sol, junto do Rio Formoso, é um local bem estruturado, com muitos peixes e atrativos para se divertir. Quem visitar o lugar encontrará trampolim, quadras para jogar vôlei e futebol, tirolesa, playground etc.

É um passeio legal para quem pensa em economizar, mas não quer perder a oportunidade de ver vários...

Estância Mimosa 

A Estância Mimosa é como uma fazenda, com mata e cachoeiras lindas! Os turistas que compram passeios para o lugar fazem uma caminhada de 3500m, sempre acompanhados de um guia, percorrendo as diversas cachoeiras da propriedade. Em cerca de 7 cachoeiras é possível fazer paradas para mergulhos, fotos e descanso, podendo até pular de uma...

Projeto Jibóia

O Projeto Jiboia faz um trabalho educacional, permitindo aos turistas conhecer um pouco mais sobre esses animais, seu modo de vida e alimentação. O projeto traz informações sobre serpentes não peçonhentas e possibilita que os visitantes peguem nelas.

É um local que só vale a pena conhecer se você tiver interesse...

Abismo Anhumas 

O Abismo Anhumas não é uma das mais espetaculares atrações de Bonito à toa. É um passeio completo: tem rapel, mergulho e contemplação - a combinação perfeita para quem gosta de aventura. Exclusivo e radical, o Abismo é perfeito para os aventureiros.

Bóia Cross

O Boia Cross é feito em boias individuais que percorrem cerca de 1200m do Rio Formoso. A correnteza do rio movimenta os turistas, que passam por pequenas corredeiras e quedas d'água ao longo do percurso.

É um passeio legal, rápido, mas não vá pensando que será de aventura extrema

Gruta de São Miguel

Essa não é a gruta mais popular de Bonito, mas o lugar vale a visita. Após uma pequena caminhada por uma passarela sob as árvores chega-se à gruta, onde há estalagmites, estalactites, corais e ninhos de calcário, tudo formado através de um processo muito demorado.

É um passeio diferente e interessante....

Lagoa Misteriosa

O nome já sugere um pouco do que os turistas encontram no lugar. A Lagoa Misteriosa é surpreendente e de fora não demonstra a imensidão de suas profundezas, rochas e paredões. É uma caverna inundada, que forma um abismo, onde os visitantes podem fazer flutuação e mergulho, observando peixes.


Passeio de Bote no Rio Formoso

Diferentemente do Boia Cross, o passeio de bote é feito em grupo, por 7km do Rio Formoso e tem mais emoção porque é feito com remos. Ele passa por três cachoeiras e três corredeiras, despertando o lado aventureiro daqueles que viajam para Bonito. Faz-se uma parada para mergulho, onde os viajantes poderão observar a fauna



TRANSPORTES

As principais atrações de Bonito ficam em direções variadas — muitas delas longe do centro da cidade. Se optou por alugar um carro em Campo Grande, ótimo! Você terá fácil acesso a diversas atrações. Se estiver sem carro, usar o transporte compartilhado passa a ser uma boa alternativa.

Dica de transporte em Bonito: É sempre importante considerar que os gastos de quem viaja acompanhado são divididos e quem viaja sozinho não tem essa facilidade. Dessa forma, analise cada opção de transporte de acordo com seu plano de viagem.
 
Alugar carro em Bonito — vale a pena?


Ter um carro a seu dispor certamente é a maneira mais prática e que pode oferecer o melhor custo-benefício caso você esteja viajando ao menos com um companheiro de viagem. Com um carro alugado você poderá fazer os passeios nos horários que preferir e não ficará refém dos transportes compartilhados. Caso tenha chegado ao Mato Grosso do Sul pelo aeroporto de Campo Grande você pode alugar seu carro e partir com ele direto do aeroporto, mas também é possível alugá-lo diretamente em Bonito, que tem agências da Hertz e Unidas.

Muitas pessoas comentam sobre a dificuldade de chegar até fazendas e pontos turísticos de Bonito, mas não tenha medo de se perder. Apesar de boa parte das estradas ser de terra, há placa indicativas para chegar aos locais e um mapa offline também poderá ajudar nos deslocamentos.

Se você alugar um carro, opte por um modelo com ar condicionado para não sofrer nem com a poeira das estradas, nem com calor. Viajando no período de chuvas, lembre-se que as estradas de terra pioram consideravelmente e formam buracos nas estradas.
 
Carro com motorista em Bonito

Quem não alugou carro, não quer pagar o valor dos táxis nem utilizar o transporte compartilhado oferecido pelas agências tem uma outra opção: o carro alugado com motorista. O sistema é parecido com o de táxi, mas o motorista do carro contratado pela agência turística fica esperando por você nos locais para onde o leva. Pode ser uma maneira legal para circular, especialmente para quem está em grupo e quer autonomia, e tem a preocupação em não conhecer bem as estradas da cidade. O custo é deve ser analisado diretamente com as agências de Bonito.

Transporte compartilhado em Bonito - MS

Os passeios em Bonito não são vendidos com transporte incluso e o transporte compartilhado oferecido pelas agências é a forma encontrada de levar os visitantes sem carro próprio para as atrações turísticas. O transporte compartilhado é feito por empresas que possuem vans e transportam o passageiro até o local de saída de um passeio e depois retornam ao hotel.

Pode ser um meio financeiramente vantajoso para quem está sozinho, já que o valor pago pelo transporte é individual, mas, ao mesmo tempo, tem seu lado negativo: por ser um transporte feito em grupo, há horários pré-estabelecidos para sua chegada e saída. Não é o tipo de serviço personalizado, que oferece autonomia e horários flexíveis; o usuário fica à mercê do calendário da empresa, que nem sempre oferece o transporte no dia que o turista quer, para o lugar desejado, no horário desejado.

Quem quiser utilizar os transportes compartilhados poderá contratá-los nas agências turísticas onde se compram os passeios. Mas, se você gosta de autonomia, prefira alugar um carro, que pode ser financeiramente melhor já que um carro simples poderá acomodar até 5 pessoas, enquanto o passeio compartilhado é pago por passageiro.
 
Táxis em Bonito

Não é a opção mais barata e nem a mais cômoda, mas para algumas situações ele pode ser viável. A vantagem de utilizar o táxi nos passeios é que você poderá fazer seus próprios horários e permanecer no local o quanto quiser. Os táxis de Bonito não utilizam taxímetro e os taxistas estão acostumados a fazer o trajeto de ida e volta até determinado ponto turístico - eles deixam o turista no local e marcam um horário para pegá-lo e retornar à cidade.
 
Bicicletas em Bonito

Apesar de ser uma forma barata de circular e bastante utilizada pelos moradores locais, é preciso lembrar que a maioria dos pontos turísticos de Bonito ficam longe do centro, o que significa pedalar bastante. É uma maneira saudável, mas não tão cômoda, especialmente sob sol forte. O Balneário Municipal, a cerca de 7 km do centro, é um dos passeios que você pode fazer de bicicleta em Bonito.

COMO CHEGAR

Bonito está a pouco mais de 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A cidade tem aeroporto próprio, que atualmente é atendido pela Azul. Chegar pelo Aeroporto Regional de Bonito é muito prático porque ele realmente fica bem pertinho do centro da cidade, mas muitas pessoas ainda utilizam o aeroporto de Campo Grande.

A partir de Campo Grande, é possível utilizar um carro alugado, ônibus ou transporte compartilhado para chegar à Bonito.

Voos para Bonito

O Aeroporto de Bonito recebe voos da Azul saindo de Campinas com escala em Corumbá, 5 vezes por semana. O Aeroporto da cidade é bem pequeno e passou por reformas recentemente. Infelizmente, mesmo sendo mais prático chegar diretamente em Bonito, os voos para a cidade nem sempre são tão baratos e por isso muita gente opta por viajar através do Aeroporto de Campo Grande.

Ao chegar ao aeroporto, o turista pode alugar um carro, que é uma opção super-recomendada, ir até a rodoviária e pegar um ônibus ou tomar um transporte compartilhado que sai do próprio aeroporto. 

Como ir para Bonito de carro

Os 300km entre Campo Grande e Bonito podem ser percorridos através da BR-060/419 ou via MS-345 e BR-262.

Alugar um carro ao desembarcar no aeroporto da capital sul-mato-grossense é ótimo para quem está acompanhado e também para poder chegar aos passeios de Bonito com total autonomia. Como alguns passeios em Bonito às vezes começam de propriedades muito afastadas do centro, ter um veículo é perfeito para economizar e se deslocar com facilidade.
Transfer compartilhado para Bonito

O transporte compartilhado que sai do Aeroporto de Campo Grande e leva turistas até Bonito é uma boa opção para quem não quer alugar carro ou ter que ir até a rodoviária para pegar um ônibus.

Há horários diários diferentes empresas turísticas, por isso o ideal é entrar em contato diretamente com as agências para saber os horários e preços ofertados. O transporte não é particular, ele é dividido com outras pessoas que viajam para Bonito.

Durante nossa última viagem a Bonito, utilizamos o serviço da empresa Vanzella para os passeios na cidade e gostamos.
Ônibus para Bonito

Não é uma alternativa muito legal devido ao tempo da viagem, que chega a 5 horas de deslocamento, mas dependendo de seu caso ou particularidade, pode ser uma opção. O trajeto Campo Grande - Bonito - Campo Grande é feito pela empresa Cruzeiro do Sul, em diversos horários diários, e custa cerca de R$ 65.

Se houver compatibilidade de horário, vale mais a pena utilizar o serviço compartilhado do que o ônibus - o preço é um pouco mais caro, mas a viagem é mais rápida.
 
Aeroporto Internacional de Campo Grande

O Aeroporto de Campo Grande está a cerca de 7km do centro da capital sul-mato-grossense e serve não apenas como meio de chegada à capital, mas também é uma forma de acesso primordial para quem visita Bonito.

O aeroporto é pequeno e vem passando por reformas, mas possui os serviços essenciais para quem viaja.

Aeroporto Regional de Bonito

O Aeroporto de Bonito é bem pequeno e recebe voos da Azul, apenas duas vezes por semana. Pela pouca oferta de voos e pelas passagens caras, o aeroporto acaba sendo menos utilizado do que poderia. Ele está a 13km do centro da cidade e é uma opção boa para quem quer conforto, agilidade para chegar
 
Rodoviária


Utilizar ônibus e a Rodoviária de Bonito não são as opções mais confortáveis de chegar à cidade, mas é uma das possibilidade para os turistas. A rodoviária está numa área central, perto das principais lojas e restaurantes, e possui uma estrutura bem tímida - apenas uma lanchonete

DICAS

Bonito possui agências do Banco do Brasil, do Bradesco, Caixa Econômica e Correios. Os gastos em restaurantes podem ser pagos com cartões de crédito e débito sem problemas. Os passeios também podem ser pagos com cartão e, em algumas agências, até parcelados.

- A cidade tem 3G e 4G, mas o sinal nas áreas rurais não é bom ou, às vezes, inexistente. Vá com o intuito de se desligar um pouco e conectar-se com a natureza.

- Leve hidratantes poderosos para o cabelo e corpo. Os rios da cidade são ricos em calcário e magnésio, que deixa a pele e o cabelo mais ressecados que o habitual.

- Não beba a água dos rios da região pois o magnésio e calcário podem ter efeito laxante.

- Quem viaja na alta temporada deve se programar para agendar os passeios com antecedência. Escolha uma agência confiável e compre seus passeios através dela.

- Leve repelente e protetor solar na mala. O protetor não pode ser utilizado em alguns rios para não degradar o meio ambiente, mas em muitos passeios ele é imprescindível. Roupas frescas, calçados fechados (obrigatório em várias atividades), chapéu/boné e garrafa d’água também são ítens que te ajudarão a aproveitar melhor os passeios. Uma sapatilha de mergulho ou sapato tipo Crocs também são muito úteis para realizar as atividades porque servem não apenas para as caminhadas como para os passeios que envolvem água.

- Quem estiver de carro e pretende chegar às atividades por conta própria, deve considerar que o tempo de deslocamento até as fazendas onde se faz as atividades nem sempre é curto ou rápido porque muitas estradas são de terra. Um GPS que funcione offline e um mapa de papel podem sempre ajudar você a se localizar e não se perder nas estradas.

- Coloque na mala uma legging para fazer a flutuação. Como não é permitido usar protetor solar em alguns rios, a calça protege do sol e ainda evita que você se machuque em pedras ou galhos durante os passeios dentro da água.

- Alguns passeios podem ser cancelados se houver um volume grande de chuva e que torne a atividade perigosa para os visitantes. É sempre bom considerar essa hipótese.

- Bonito é um destino com bastante atividades na natureza, caminhadas, às vezes subidas e descidas. A cidade tem atividades para pessoas de todas as idades e vem ganhando força com o público da terceira idade, mas é importante entender que quem tem alguma limitação física provavelmente não conseguirá visitar todas as atrações. Algumas atrações possuem adaptações para atender cadeirantes, informe-se diretamente com as agências sobre quais seriam essas atividades.

Viagem para Bonito com criança vale a pena?

Para quem deseja viajar com crianças é importante refletir se a criança consegue fazer pequenas trilhas e se gosta de brincar na água, por exemplo. Algumas atividades têm limite mínimo de 5 anos, outras de 7 anos de idade e outras atividades não têm limite de idade, como é o caso da flutuação no Rio Sucuri.

Viajar com crianças é possível sim e com certeza muitas delas adoram a possibilidade de conhecer tantas coisas novas, mas acredito que para a criança aproveitar melhor, o ideal seria viajar para a cidade a partir dos 5 ou 6 anos de idade. Uma bebê teria atividades para aproveitar, como os balneários, por exemplo ou fazer trilhas com os pais, mas no canguru.

VIDA NOTURNA

Não alimente muitas expectativas pois a vida noturna de Bonito é bem fraca. Isso é compreensível; afinal, esse está longe de ser o foco da cidade.

À noite, o que a maioria dos turistas quer é jantar e descansar, porque os dias por lá podem ser puxados para quem não está acostumado a muito exercício físico. Por mais que a gente não perceba durante o dia, o calor, aliado às caminhadas, descidas e subidas, acaba provocando uma preguicinha ao retornar dos passeios.

Uma dica para quem quer fazer um programa tranquilo durante a noite é conhecer o Projeto Jibóia, onde o visitante pode admirar e assistir a palestras sobre cobras e como elas vivem. Muitas pessoas que têm medo animal acabam por desmistificar esse temor.

Para quem prefere algo diferente, a dica é caminhar pela rua principal, olhar lojinhas, escolher um restaurante para fazer uma boa refeição ou tomar uns drinks. O Bar Taboa é a melhor opção de Bonito para ouvir música ao vivo, petiscar e curtir um clima mais descontraído.


Agradecimentos à Prefeitura de Bonito

Fonte : Melhores Destinos e Wikipédia
Texto : Camille Panzera(Melhores Destinos)
Foto : Site Melhores Destinos