Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Cidade de Bonito

Bonito é uma cidade localizada no Mato Grosso do Sul, a apenas 300 quilômetros da capital do estado. Seu nome condiz perfeitamente com o que se encontra na pequena cidade, que é como um refúgio ecológico, onde o dedo humano não passa de mero figurante. É um destino inesquecível para os amantes da natureza, que lá encontram os mais variados cenários para encantar olhos, mente e corpo. Costumam dizer que "Bonito é lindo" — a frase é um clichê, mas não poderia ser mais verdadeira.

FICHA TÉCNICA  DE BONITO

Gentílico - bonitense

País -  Brasil

Unidade federativa - Mato Grosso do Sul

Municípios limítrofes Norte: Bodoquena e Miranda; Leste: Aquidauana e Nioaque - Sul: Guia Lopes da Laguna e Jardim - Oeste: Porto Murtinho.

Distância até a capital federal: 1 399 km

Fundação - 11 de novembro de 1915

Emancipação - de Miranda - 2 de outubro de 1948

Aniversário 2 de outubro

Área total -  4 934,318 km²

População total (estimativa IBGE/2021) - 22 401 hab.

Densidade - 4,5 hab./km²

Clima - tropical

Altitude - 315 m

Fuso horário Hora do Amazonas (UTC−4)

Padroeiro(a) - São Pedro

HISTORIA DA CIDADE

O núcleo habitacional que se transformaria na sede do Município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aí se aportara em 1869, e é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião. A Lei Estadual nº 693, de 11 de novembro de 1915, cria inicialmente o Distrito de Paz de Bonito, com área desmembrada do Município de Miranda e a este subordinado administrativamente.

Após ser fundada houve a criação do território Federal de Ponta Porã, pelo Decreto-Lei nº 5.839, de 21 de setembro de 1943, é lhe anexado como Distrito de Paz de Miranda. Por força do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, é reintegrado ao estado de Mato Grosso, na mesma situação de Distrito pertencente ao Município de Miranda. Finalmente a Lei Estadual nº 145, de 2 de outubro de 1948, eleva-o a categoria de Município, tendo por sede a cidade de Bonito, constituindo termo judiciário da Comarca de Aquidauana, com um único Distrito, o da sede municipal, situação mantida pelo Decreto nº 1.738, de 30 de dezembro de 1953, que fixou o quadro territorial administrativo-judiciário do Estado, para vigorar no quinquênio 1954-1958. Em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Na Guerra do Paraguai, iniciada em 1864, soldados uruguaios que vinham lutar em terras brasileiras, traziam ouro para garantir o seu sustento através de escambo e afins. Muitas batalhas se deram onde hoje fica o estado do Mato Grosso do Sul. Durante os confrontos, os uruguaios enterravam o metal para não perdê-lo ou serem roubados, quando procuravam uma figueira, típica da região, e escondiam o ouro sob a sombra ou a uma determinada distância da árvore. Na volta das lutas, desenterravam e seguiam com o metal. Entretanto, diversos soldados paraguaios morreram antes de alcançar seu tesouro. Assim, a Guerra acabou em 1870.[carece de fontes]

VIAGEM VIRTUAL

Aproveitar o contato íntimo com a natureza é o que Bonito reserva aos visitantes. Mergulhar com peixes de diversas espécies, fazer trilhas, observar animais em seu habitat natural, descer de rapel numa gruta, cavalgar, tomar banho de cachoeira e admirar paisagens incríveis são algumas — apenas algumas — das coisas para fazer na cidade e seus arredores. É impressionante a quantidade de atrativos em um espaço tão pequeno!

Conhecido como o melhor destino ecoturístico do Brasil, Bonito não será apenas mais uma das viagens na sua bagagem. Para muitos dos que conhecem o lugar, o momento se torna um marco. Pequena, porém charmosa, a cidade oferece infraestrutura e organização de causar inveja a diversas metrópoles. O dia de quem viaja ao paraíso natural é cheio de passeios e atividades, geralmente seguidos por um lindo pôr-do-sol e descanso no fim de tarde.

Escolher o hotel em Bonito é uma tarefa relativamente simples, a cidade não abriga uma quantidade enorme de acomodações e geralmente elas possuem um bom custo-benefício. Para além dos hotéis, vale saber que existem também muitas pousadas em Bonito, e várias delas têm uma ótima estrutura, inclusive com piscina, uma comodidade excelente para relaxar no fim de tarde, depois de voltar cansado dos passeios. Entre os hotéis em Bonito que consideramos boas escolhas, estão o Zagaia Resort, que tem uma superestrutura para pessoas de todas as idades, o Hotel Cabanas para quem busca contato com a natureza e entre as pousadas de Bonito, vale ficar de olho na Pousada Águas de Bonito, que tem uma localização central e um bom chá da tarde.

ONDE FICA E COMO CHEGAR

A melhor forma de ir para Bonito depende diretamente do aeroporto em que você pretende utilizar. O aeroporto mais próximo de Bonito é Aeroporto Regional de Bonito, a cerca de 15 km do centro da cidade. O Aeroporto de Campo Grande, capital do estado, é também uma opção, geralmente com valores mais baixos e que está a cerca de 300 km de distância — a partir de Campo Grande você pode pegar um transfer, ônibus ou um carro alugado para ir até Bonito. Leia aqui todas as dicas de como chegar a Bonito.

MELHOR ÉPOCA  DE IR

Bonito pode ser visitada o ano inteiro e possui duas estações bem definidas, uma estação seca (inverno) e uma estação chuvosa (verão). Cada uma dessas estações tem características próprias. No inverno, por exemplo, chove menos ou quase nada, e os rios ficam mais cristalinos, porém, as águas mais geladinhas, enquanto no verão chove mais e elas são mais quentes. Leia aqui as dicas completas de quando ir a Bonito.


PONTOS TURISTICOS

Entre os principais pontos turísticos de Bonito estão a Gruta do Lago Azul, uma caverna com um lago de coloração cristalina, além de seus rios, como o Rio Sucuri e o Rio da Prata, onde são realizadas as atividades de flutuação para admirar peixes, vegetação seu ecossistema. Os balneários, onde você pode curtir um banho de água doce, e as cachoeiras também são grandes atrações da cidade. A maior parte dos pontos turísticos de Bonito estão localizados em fazendas privadas e cada uma dessas fazendas oferece uma gama de atividades.

PASSEIOS

A diversidade de passeios em Bonito é enorme! Eles são a principal atração da cidade e são todos feitos através de agendamento prévio, sempre acompanhados de um guia. A organização da cidade com relação às suas atividades garante que todos os passeios em Bonito tenham número máximo de visitantes, o que contribui para a preservação do lugar.

Fazer uma flutuação no Rio da Prata, na Nascente Azul, Aquário Natural ou no Rio Sucuri - considerado um dos mais transparentes do mundo - é dos passeios imperdíveis em Bonito. Visitar ao menos uma caverna, como a Gruta do Lago Azul, e um parque de cachoeiras, também é imperdível. Para quem gosta de trilhas e cachoeiras, a dica é o passeio da Boca da Onça, que mistura as duas atividades. Frescas e límpidas, as águas de Bonito, onde animais vivem livres e exibem seu aquário natural para quem quiser admirar, são sempre um convite ao mergulho.

Se você gosta de aventuras, arrisque descer de rapel no Abismo Anhumas ou fazer a flutuação na Lagoa Misteriosa, cercada por muito interesse porque até hoje não se conhece o fundo da lagoa. Não faltam passeios em Bonito para preencher seus dias de viagem... difícil é escolher quais dele fazer, já que a cidade tem realmente muitas opções.

O QUE FAZER

O dia de quem viaja a Bonito é, basicamente, dedicado aos passeios. Escolher uma agência turística com bom atendimento é importante justamente porque, para chegar à diversão, será preciso, antes, comprar seus passeios com as empresas turísticas. Dizem que quem viaja a Bonito não pode deixar de fazer ao menos uma flutuação, visitar um parque de cachoeiras e conhecer uma caverna — e recomendamos que você faça exatamente isso.

O turismo da cidade funciona com uma ferramenta chamada chamado Voucher Único, um sistema que interliga agências turísticas e prestadores de passeios. Todos os passeios devem ser reservados com antecedência através das agências e todas as atividades são feitas com horário marcado, na companhia de um guia. Os passeios possuem o mesmo valor em todas as agências da cidade. Veja aqui mais informações sobre passeios em Bonito!
 
O que fazer em Bonito - passeios e atividades


Os turistas se revezam entre as atrações de Bonito e seus passeios, muitas vezes acordando cedo e retornando ao hotel apenas no fim do dia. São as mais variadas opções de atividades: entre elas os a flutuação em rios cristalinos no Rio Sucuri e no Rio da Prata, cavalgada, passeios em tirolesas, caminhada com visitação a cachoeiras como as oferecidas no Ecotur Boca da Onça ou no Parque das Cachoeiras, além dos passeios em cavernas, como na icônica Gruta do Lago Azul, principal ponto turísticos da região.

Além disso, em Bonito você ainda pode admirar a vida selvagem, fazer rapel, boia cross, realizar passeios em caiaque ou simplesmente passar o dia descansando em um de seus vários balneários. As atividades em Bonito estão espalhadas dentro das fazendas que ficam na própria cidade eseus arredores, e cada uma dessas propriedades oferece um leque de atividades.
Noite em Bonito

Com tanto o que fazer, é natural que se sinta um cansaço no fim do dia. Um cansaço bom, é claro, com a certeza de ter aproveitado uma das cidades mais lindas do país. No fim da tarde e à noite, a maior parte dos turistas quer apenas jantar, dar uma voltinha nas lojinhas do no centro e descansar.

A cidade tem algumas lojinhas de presentes e cerâmica legais para comprar um presente e tem também a Casa do Vidro, que reutiliza garrafas de vidro descartados pelos moradores da cidade e cria produtos com novas funções. Para quem quer apenas jantar, há bons restaurantes em Bonito que oferecem pratos da cozinha pantaneira e outros pratos populares no Brasil. Entre as opções de bons lugares para jantar estão o Casa do João, Juanita e o Taboa Bar. Uma alternativa legal para beber à noite são o Será o Bendito e o Bonito Beer.
 
Aquário Natural 

é uma das atrações mais próximas do centro da cidade, bastando percorrer cerca de 8km em estrada de terra para chegar ao local. Seu acesso pode ser feito em carro, bicicleta ou táxi. É uma área para fazer flutuação, principalmente, mas há também as opções...

Gruta do Lago Azul 

é um dos símbolos de Bonito, um lugar imperdível para visitar e, consequentemente, se encantar.

Depois de descer muitos degraus, observar estalagmites e estalactites (formações que levam milhares de anos para se formar), chega-se ao lago azul, famoso ponto turístico e histórico da cidade. A verdade...

O Oca Bar

Ele fica próximo à pracinha principal da cidade, é outra opção de bar na noite de Bonito. O lugar é descontraído, excelente para pedir uma bebida gelada e comer um petisco. Que tal experimentar carne de jacaré? No Oca Bar, essa opção é comum. Experimente!

Parque das Cachoeiras

O Parque das Cachoeiras fica perto da Estância Mimosa e ambos dividem até cachoeiras, pois o mesmo rio divide as duas propriedades.

É um parque para fazer caminhadas, ver quedas d'água e pequenas grutas, curtir piscinas naturais e descer de tirolesa. Um lugar ótimo para entrar em contato com a natureza (R$ 115, com almoço...


Sale e Pepe 

O Sale e Pepe é um lugar simples, mas gostoso, e ainda é o único que serve comida oriental em Bonito. O cardápio inclui yakisoba, frango xadrez e tempura e há também o sobá, prato tradicional da Feira Central de Campo Grande. Para conhecer novos sabores, algumas sugestões são o sashimi de piranha (R$ 37), o...



Rio da Prata

O Rio da Prata está a 50km de Bonito, mais próximo da cidade vizinha, Jardim. É um passeio onde se faz uma caminhada em meio à mata, com paradas para observar espécies de árvores e, em seguida, a flutuação. Como fica bem distante da cidade, uma das melhores maneiras de chegar ao lugar é em carro próprio...



Rio Sucuri


O Rio Sucuri está numa fazenda privada onde, além de fazer a conhecida flutuação, os turistas podem aproveitar a piscina, fazer cavalgada ou um passeio de bicicleta.
A flutuação é o programa mais famoso - afinal, o Rio Sucuri já foi considerado o mais transparente do Brasil. Ele não é um rio com grande...




Buraco das Araras

A 54km de Bonito está um dos pontos turísticos mais incríveis da região para os amantes da natureza. Trata-se de uma dolina, depressão na terra, ocupada por araras nativas, que vivem livres.

Ao fazer o passeio pela dolina o turista percorre os arredores de sua extensão e faz paradas em mirantes com visão...



Casa do João

O Restaurante Casa do João é daqueles a que você vai uma vez e fica tão satisfeito que já pensa em quando será a próxima visita. O lugar é rústico, simples, com cardápio variado e preço razoável para a qualidade da comida. Famoso em servir traíras, o nome do lugar se deve ao ambiente...

Balneário do Sol

O Balneário do Sol, junto do Rio Formoso, é um local bem estruturado, com muitos peixes e atrativos para se divertir. Quem visitar o lugar encontrará trampolim, quadras para jogar vôlei e futebol, tirolesa, playground etc.

É um passeio legal para quem pensa em economizar, mas não quer perder a oportunidade de ver vários...

Estância Mimosa 

A Estância Mimosa é como uma fazenda, com mata e cachoeiras lindas! Os turistas que compram passeios para o lugar fazem uma caminhada de 3500m, sempre acompanhados de um guia, percorrendo as diversas cachoeiras da propriedade. Em cerca de 7 cachoeiras é possível fazer paradas para mergulhos, fotos e descanso, podendo até pular de uma...

Projeto Jibóia

O Projeto Jiboia faz um trabalho educacional, permitindo aos turistas conhecer um pouco mais sobre esses animais, seu modo de vida e alimentação. O projeto traz informações sobre serpentes não peçonhentas e possibilita que os visitantes peguem nelas.

É um local que só vale a pena conhecer se você tiver interesse...

Abismo Anhumas 

O Abismo Anhumas não é uma das mais espetaculares atrações de Bonito à toa. É um passeio completo: tem rapel, mergulho e contemplação - a combinação perfeita para quem gosta de aventura. Exclusivo e radical, o Abismo é perfeito para os aventureiros.

Bóia Cross

O Boia Cross é feito em boias individuais que percorrem cerca de 1200m do Rio Formoso. A correnteza do rio movimenta os turistas, que passam por pequenas corredeiras e quedas d'água ao longo do percurso.

É um passeio legal, rápido, mas não vá pensando que será de aventura extrema

Gruta de São Miguel

Essa não é a gruta mais popular de Bonito, mas o lugar vale a visita. Após uma pequena caminhada por uma passarela sob as árvores chega-se à gruta, onde há estalagmites, estalactites, corais e ninhos de calcário, tudo formado através de um processo muito demorado.

É um passeio diferente e interessante....

Lagoa Misteriosa

O nome já sugere um pouco do que os turistas encontram no lugar. A Lagoa Misteriosa é surpreendente e de fora não demonstra a imensidão de suas profundezas, rochas e paredões. É uma caverna inundada, que forma um abismo, onde os visitantes podem fazer flutuação e mergulho, observando peixes.


Passeio de Bote no Rio Formoso

Diferentemente do Boia Cross, o passeio de bote é feito em grupo, por 7km do Rio Formoso e tem mais emoção porque é feito com remos. Ele passa por três cachoeiras e três corredeiras, despertando o lado aventureiro daqueles que viajam para Bonito. Faz-se uma parada para mergulho, onde os viajantes poderão observar a fauna



TRANSPORTES

As principais atrações de Bonito ficam em direções variadas — muitas delas longe do centro da cidade. Se optou por alugar um carro em Campo Grande, ótimo! Você terá fácil acesso a diversas atrações. Se estiver sem carro, usar o transporte compartilhado passa a ser uma boa alternativa.

Dica de transporte em Bonito: É sempre importante considerar que os gastos de quem viaja acompanhado são divididos e quem viaja sozinho não tem essa facilidade. Dessa forma, analise cada opção de transporte de acordo com seu plano de viagem.
 
Alugar carro em Bonito — vale a pena?


Ter um carro a seu dispor certamente é a maneira mais prática e que pode oferecer o melhor custo-benefício caso você esteja viajando ao menos com um companheiro de viagem. Com um carro alugado você poderá fazer os passeios nos horários que preferir e não ficará refém dos transportes compartilhados. Caso tenha chegado ao Mato Grosso do Sul pelo aeroporto de Campo Grande você pode alugar seu carro e partir com ele direto do aeroporto, mas também é possível alugá-lo diretamente em Bonito, que tem agências da Hertz e Unidas.

Muitas pessoas comentam sobre a dificuldade de chegar até fazendas e pontos turísticos de Bonito, mas não tenha medo de se perder. Apesar de boa parte das estradas ser de terra, há placa indicativas para chegar aos locais e um mapa offline também poderá ajudar nos deslocamentos.

Se você alugar um carro, opte por um modelo com ar condicionado para não sofrer nem com a poeira das estradas, nem com calor. Viajando no período de chuvas, lembre-se que as estradas de terra pioram consideravelmente e formam buracos nas estradas.
 
Carro com motorista em Bonito

Quem não alugou carro, não quer pagar o valor dos táxis nem utilizar o transporte compartilhado oferecido pelas agências tem uma outra opção: o carro alugado com motorista. O sistema é parecido com o de táxi, mas o motorista do carro contratado pela agência turística fica esperando por você nos locais para onde o leva. Pode ser uma maneira legal para circular, especialmente para quem está em grupo e quer autonomia, e tem a preocupação em não conhecer bem as estradas da cidade. O custo é deve ser analisado diretamente com as agências de Bonito.

Transporte compartilhado em Bonito - MS

Os passeios em Bonito não são vendidos com transporte incluso e o transporte compartilhado oferecido pelas agências é a forma encontrada de levar os visitantes sem carro próprio para as atrações turísticas. O transporte compartilhado é feito por empresas que possuem vans e transportam o passageiro até o local de saída de um passeio e depois retornam ao hotel.

Pode ser um meio financeiramente vantajoso para quem está sozinho, já que o valor pago pelo transporte é individual, mas, ao mesmo tempo, tem seu lado negativo: por ser um transporte feito em grupo, há horários pré-estabelecidos para sua chegada e saída. Não é o tipo de serviço personalizado, que oferece autonomia e horários flexíveis; o usuário fica à mercê do calendário da empresa, que nem sempre oferece o transporte no dia que o turista quer, para o lugar desejado, no horário desejado.

Quem quiser utilizar os transportes compartilhados poderá contratá-los nas agências turísticas onde se compram os passeios. Mas, se você gosta de autonomia, prefira alugar um carro, que pode ser financeiramente melhor já que um carro simples poderá acomodar até 5 pessoas, enquanto o passeio compartilhado é pago por passageiro.
 
Táxis em Bonito

Não é a opção mais barata e nem a mais cômoda, mas para algumas situações ele pode ser viável. A vantagem de utilizar o táxi nos passeios é que você poderá fazer seus próprios horários e permanecer no local o quanto quiser. Os táxis de Bonito não utilizam taxímetro e os taxistas estão acostumados a fazer o trajeto de ida e volta até determinado ponto turístico - eles deixam o turista no local e marcam um horário para pegá-lo e retornar à cidade.
 
Bicicletas em Bonito

Apesar de ser uma forma barata de circular e bastante utilizada pelos moradores locais, é preciso lembrar que a maioria dos pontos turísticos de Bonito ficam longe do centro, o que significa pedalar bastante. É uma maneira saudável, mas não tão cômoda, especialmente sob sol forte. O Balneário Municipal, a cerca de 7 km do centro, é um dos passeios que você pode fazer de bicicleta em Bonito.

COMO CHEGAR

Bonito está a pouco mais de 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A cidade tem aeroporto próprio, que atualmente é atendido pela Azul. Chegar pelo Aeroporto Regional de Bonito é muito prático porque ele realmente fica bem pertinho do centro da cidade, mas muitas pessoas ainda utilizam o aeroporto de Campo Grande.

A partir de Campo Grande, é possível utilizar um carro alugado, ônibus ou transporte compartilhado para chegar à Bonito.

Voos para Bonito

O Aeroporto de Bonito recebe voos da Azul saindo de Campinas com escala em Corumbá, 5 vezes por semana. O Aeroporto da cidade é bem pequeno e passou por reformas recentemente. Infelizmente, mesmo sendo mais prático chegar diretamente em Bonito, os voos para a cidade nem sempre são tão baratos e por isso muita gente opta por viajar através do Aeroporto de Campo Grande.

Ao chegar ao aeroporto, o turista pode alugar um carro, que é uma opção super-recomendada, ir até a rodoviária e pegar um ônibus ou tomar um transporte compartilhado que sai do próprio aeroporto. 

Como ir para Bonito de carro

Os 300km entre Campo Grande e Bonito podem ser percorridos através da BR-060/419 ou via MS-345 e BR-262.

Alugar um carro ao desembarcar no aeroporto da capital sul-mato-grossense é ótimo para quem está acompanhado e também para poder chegar aos passeios de Bonito com total autonomia. Como alguns passeios em Bonito às vezes começam de propriedades muito afastadas do centro, ter um veículo é perfeito para economizar e se deslocar com facilidade.
Transfer compartilhado para Bonito

O transporte compartilhado que sai do Aeroporto de Campo Grande e leva turistas até Bonito é uma boa opção para quem não quer alugar carro ou ter que ir até a rodoviária para pegar um ônibus.

Há horários diários diferentes empresas turísticas, por isso o ideal é entrar em contato diretamente com as agências para saber os horários e preços ofertados. O transporte não é particular, ele é dividido com outras pessoas que viajam para Bonito.

Durante nossa última viagem a Bonito, utilizamos o serviço da empresa Vanzella para os passeios na cidade e gostamos.
Ônibus para Bonito

Não é uma alternativa muito legal devido ao tempo da viagem, que chega a 5 horas de deslocamento, mas dependendo de seu caso ou particularidade, pode ser uma opção. O trajeto Campo Grande - Bonito - Campo Grande é feito pela empresa Cruzeiro do Sul, em diversos horários diários, e custa cerca de R$ 65.

Se houver compatibilidade de horário, vale mais a pena utilizar o serviço compartilhado do que o ônibus - o preço é um pouco mais caro, mas a viagem é mais rápida.
 
Aeroporto Internacional de Campo Grande

O Aeroporto de Campo Grande está a cerca de 7km do centro da capital sul-mato-grossense e serve não apenas como meio de chegada à capital, mas também é uma forma de acesso primordial para quem visita Bonito.

O aeroporto é pequeno e vem passando por reformas, mas possui os serviços essenciais para quem viaja.

Aeroporto Regional de Bonito

O Aeroporto de Bonito é bem pequeno e recebe voos da Azul, apenas duas vezes por semana. Pela pouca oferta de voos e pelas passagens caras, o aeroporto acaba sendo menos utilizado do que poderia. Ele está a 13km do centro da cidade e é uma opção boa para quem quer conforto, agilidade para chegar
 
Rodoviária


Utilizar ônibus e a Rodoviária de Bonito não são as opções mais confortáveis de chegar à cidade, mas é uma das possibilidade para os turistas. A rodoviária está numa área central, perto das principais lojas e restaurantes, e possui uma estrutura bem tímida - apenas uma lanchonete

DICAS

Bonito possui agências do Banco do Brasil, do Bradesco, Caixa Econômica e Correios. Os gastos em restaurantes podem ser pagos com cartões de crédito e débito sem problemas. Os passeios também podem ser pagos com cartão e, em algumas agências, até parcelados.

- A cidade tem 3G e 4G, mas o sinal nas áreas rurais não é bom ou, às vezes, inexistente. Vá com o intuito de se desligar um pouco e conectar-se com a natureza.

- Leve hidratantes poderosos para o cabelo e corpo. Os rios da cidade são ricos em calcário e magnésio, que deixa a pele e o cabelo mais ressecados que o habitual.

- Não beba a água dos rios da região pois o magnésio e calcário podem ter efeito laxante.

- Quem viaja na alta temporada deve se programar para agendar os passeios com antecedência. Escolha uma agência confiável e compre seus passeios através dela.

- Leve repelente e protetor solar na mala. O protetor não pode ser utilizado em alguns rios para não degradar o meio ambiente, mas em muitos passeios ele é imprescindível. Roupas frescas, calçados fechados (obrigatório em várias atividades), chapéu/boné e garrafa d’água também são ítens que te ajudarão a aproveitar melhor os passeios. Uma sapatilha de mergulho ou sapato tipo Crocs também são muito úteis para realizar as atividades porque servem não apenas para as caminhadas como para os passeios que envolvem água.

- Quem estiver de carro e pretende chegar às atividades por conta própria, deve considerar que o tempo de deslocamento até as fazendas onde se faz as atividades nem sempre é curto ou rápido porque muitas estradas são de terra. Um GPS que funcione offline e um mapa de papel podem sempre ajudar você a se localizar e não se perder nas estradas.

- Coloque na mala uma legging para fazer a flutuação. Como não é permitido usar protetor solar em alguns rios, a calça protege do sol e ainda evita que você se machuque em pedras ou galhos durante os passeios dentro da água.

- Alguns passeios podem ser cancelados se houver um volume grande de chuva e que torne a atividade perigosa para os visitantes. É sempre bom considerar essa hipótese.

- Bonito é um destino com bastante atividades na natureza, caminhadas, às vezes subidas e descidas. A cidade tem atividades para pessoas de todas as idades e vem ganhando força com o público da terceira idade, mas é importante entender que quem tem alguma limitação física provavelmente não conseguirá visitar todas as atrações. Algumas atrações possuem adaptações para atender cadeirantes, informe-se diretamente com as agências sobre quais seriam essas atividades.

Viagem para Bonito com criança vale a pena?

Para quem deseja viajar com crianças é importante refletir se a criança consegue fazer pequenas trilhas e se gosta de brincar na água, por exemplo. Algumas atividades têm limite mínimo de 5 anos, outras de 7 anos de idade e outras atividades não têm limite de idade, como é o caso da flutuação no Rio Sucuri.

Viajar com crianças é possível sim e com certeza muitas delas adoram a possibilidade de conhecer tantas coisas novas, mas acredito que para a criança aproveitar melhor, o ideal seria viajar para a cidade a partir dos 5 ou 6 anos de idade. Uma bebê teria atividades para aproveitar, como os balneários, por exemplo ou fazer trilhas com os pais, mas no canguru.

VIDA NOTURNA

Não alimente muitas expectativas pois a vida noturna de Bonito é bem fraca. Isso é compreensível; afinal, esse está longe de ser o foco da cidade.

À noite, o que a maioria dos turistas quer é jantar e descansar, porque os dias por lá podem ser puxados para quem não está acostumado a muito exercício físico. Por mais que a gente não perceba durante o dia, o calor, aliado às caminhadas, descidas e subidas, acaba provocando uma preguicinha ao retornar dos passeios.

Uma dica para quem quer fazer um programa tranquilo durante a noite é conhecer o Projeto Jibóia, onde o visitante pode admirar e assistir a palestras sobre cobras e como elas vivem. Muitas pessoas que têm medo animal acabam por desmistificar esse temor.

Para quem prefere algo diferente, a dica é caminhar pela rua principal, olhar lojinhas, escolher um restaurante para fazer uma boa refeição ou tomar uns drinks. O Bar Taboa é a melhor opção de Bonito para ouvir música ao vivo, petiscar e curtir um clima mais descontraído.


Agradecimentos à Prefeitura de Bonito

Fonte : Melhores Destinos e Wikipédia
Texto : Camille Panzera(Melhores Destinos)
Foto : Site Melhores Destinos